sábado, 29 de janeiro de 2011

ANTES DE PEDIR CONSELHOS

Se eu escolho; a certeza do que busco deve ser a maior possível.

Buscar desculpas e justificativas, na forma de opiniões e conselhos, para possíveis efeitos inadequados; é condenar-se ao sofrer mesmo antes da ação ser desencadeada.

Se eu busco ajuda:
Antes é preciso checar se há clareza e honestidade nos meus objetivos.

sábado, 8 de janeiro de 2011

CIÚME TEM CURA?

Chamado de sentimento desatinado; causador de muitos desastres pessoais e coletivos.

O ciúme é inato ou aprendido?

É claro que cada criança já traz consigo de forma inata um conjunto de tendências, impulsos e compulsões particularizadas que somadas à influência do meio, irão compor a sua estrutura psicológica. Nesse conjunto, o desejo exacerbado de posse, o ciúme.

A educação centrada na bioética é que pode ajudá-la a reformar sua estrutura básica de personalidade e o seu padrão subconsciente de atitudes já estruturado; reformando, reciclando.

O sentimento do ciúme é nosso assunto.
É fácil de perceber que a criança tem uma tendência natural para sentir ciúme em virtude da sua pouca maturidade psicológica cronológica.
O que a conduz ao medo de perder os objetos de seu amor, exacerbando o apego; e ela reage com ciúmes de forma bem particularizada.
Em algumas é algo mais ou menos passageiro; que adequadamente elaborado é resolvido com certa facilidade.
Noutras esse sentimento está tão enraizado em seu subconsciente que o tornam doentio e difícil de ser transformado.

Um adulto consciente dos objetivos da vida, e de seus mecanismos pode ajudar a criança a reprogramar de forma profunda seu subconsciente preparando a resolução do problema do ciúme doentio – pois o fecho de qualquer problema na evolução do ser, é sempre dele mesmo, é lei.

Seja usando o recurso natural de mostrar á criança quando a situação estiver ocorrendo; que o remédio natural que a vida tem para o ciumento é as traições de todos os tipos e formas.

Ou também é possível criar situações capazes de enciumar a criança desde que o adulto seja capaz de usá-las como recurso pedagógico e saiba administrar seus desdobramentos possíveis.
Fazer aflorar o ciúme na criança apenas para provocar, além de inútil é crueldade.

Somos seres interativos e não existimos a sós; interferimos o tempo todo na vida uns dos outros.
Quanto menor nossa soberania emocional maior é a permissão que damos para sofrer a influência das ações das outras pessoas.

A criança orientada a discernir sobre suas emoções transformadas em sentimentos, quando alinhadas às leis de humanização é capaz de desenvolver mais tranquilamente sua maturidade afetiva e social.

Na dúvida em como ajudar a criança a fazer isso.
Basta usar o axioma deixado por Jesus: “só faças aos outros, o que gostarias que te fosse feito...”, ao vivenciar e compreender essa lei a criança dificilmente pisará na bola quanto a interagir de forma negativa com as outras pessoas.

Na busca da sanidade cósmica não há doença do corpo e da alma que não tenha cura.

Ciúme também tem cura.
A natural machuca o Ego, espreme esse tumor ético com os dedos da traição de todos os tipos.
A voluntária pode receber a ajuda do bisturi do discernimento e da anestesia da caridade.

A escolher.

Namastê.