domingo, 20 de março de 2011

REFORMA ÍNTIMA – A IMPLOSÃO DO EGO E DAS CONTENÇÕES DO SUPER-EGO SOBRE O ID

Entender nossos conflitos internos segundo a visão do Freud pode ser um “barato”.
Segundo a visão espiritualista somos um espírito (Super-ego) que vestiu um períspirito (construído com as energias do planeta) – (Ego); abrigado num corpo físico (ID).
Essa turma não se dá bem; e sobra para o Ego (coordenador da consciência) ajeitar os interesses do Id aos do Super-ego; tarefa complicada. Vamos pesquisar mais para continuar a brincadeira.

Quem já se Evangelizou sabe quem somos nós e o que fazemos aqui; daí inicia um processo de implosão dos mecanismos de contenção do super-ego libertando-se das desculpas e justificativas do ego.

Essa descoberta a respeito da luta para acomodar interesses íntimos variados; que mal elaborados surgem na forma de pulsões (impulsos) gerando comportamentos viciosos e TOC (por exemplo); ocorre nas pessoas que já apresentam razoável condição de leitura da vida, mesmo não entendendo patavina de psicologia ou mesmo nunca ter ouvido falar do Freud e suas teorias (exceto quando o assunto é sexo, nessa ocasião o ID põe as manguinhas de fora.) o que as conduz a uma melhor percepção de si mesmas, de suas tendências e impulsos adequados ou não; e de como enfrentá-los. Quando a ficha cair e tivermos o “insight”: a descoberta de que podemos conduzir nosso destino e de manipular nossa vida; sem quebra pau interno – estaremos na paz...

Continua.
http://saudeoudoenca.blogspot.com
http://pequenosdescuidosgrandesproblemas.blogspot.com
http://americocanhoto.blogspot.com
http://educarparaummundonovo.blogspot.com

NAMASTÊ.