sábado, 7 de julho de 2012

APENAS OUVIR NÃO SERVE MAIS; É PRECISO SABER OUVIR.




APENAS OUVIR NÃO SERVE MAIS; É PRECISO SABER OUVIR.

    Aprender a ouvir não é deixar as palavras entrarem num ouvido e saírem pelo outro ou apenas não interromper quem fala. É pensar, refletir naquilo que foi dito para reter o que é bom e descartar o que naquele momento não serve. A isso, dá-se o nome de capacidade de discernir.  
    Como poucos já desenvolveram essa qualidade que dá a diretriz correta para o uso do livre arbítrio, é preciso que: mil palavras não tenham o valor de um exemplo, caso contrário a evolução da humanidade não se faria nem com toda a eternidade à disposição. Prestar atenção no que é dito até uma ave, um gato, um cão, o fazem; e com treino até são capazes de responder. Mas raciocinar e discernir, tudo leva a crer que isso eles não são capazes.

    Saber ouvir é vital para expandir a consciência.

    O próprio desenvolvimento cronológico do ser humano mostra isso de forma a não deixar dúvidas: primeiro a criança aprende a ouvir, depois aprende a falar.
Quando nasce surda ou com dificuldade auditiva ela tem enorme dificuldade em aprender a falar. De um jeito ou de outro todos nós sabemos disso; mas não aplicamos em nós mesmos, na nossa própria evolução. Por quê?

    É mais um distúrbio da educação:

    Na convivência com o adulto a criança logo percebe que não é ouvida.
   
    Quando ela quer expressar um sentimento; perguntar ou falar algo; logo é interrompida.
O adulto pensa que só tem a ensinar à criança e nada a aprender com ela. Por sua vez, ela logo descobre que os adultos não querem ouvir nada nem ninguém. E passa a imaginar que ouvir é perda de tempo.

Quem grita mais; chora menos.

    Dia após dia a criança passa a incorporar algumas distorções na arte de falar:
·        A vantagem é falar sem dar tempo para que o outro retruque.
·        Vale tudo para impor seu ponto de vista a qualquer preço e em qualquer tom, nem que seja aos berros.
·        Quem grita mais se impõe.

    Imitadora por natureza a criança logo se põe a berrar quando não é ouvida ou quando seus desejos não são satisfeitos na hora.

    O lar onde as pessoas não sabem ouvir umas às outras se transforma numa Torre de Babel onde ninguém se entende nem se respeita. E onde não há respeito não há amor.