sábado, 3 de agosto de 2013

ÉS O QUE TE FIZERAM SER? O PAPEL DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA...





As pressões socioculturais na infância são danosas porque ocorrem na base de sustentação mental emocional do indivíduo. 

O que nos colocaram na cabeça até os seis anos de idade determinará quem seremos a vida inteira. Mais ou menos; depende de nós.

O grupo familiar cria modelos e obriga a criança a amoldar-se a eles.

O “bem sucedido”, não admite que os familiares não sejam.
E o oposto, projeta neles suas frustrações e repressões.

São comuns os pais preocupados com a falta de competitividade dos filhos; ou quando não revidam a agressões na escola e, tentam pressioná-los ao revide alegando que com tal comportamento: eles serão motivos de chacotas e de abusos.

Buscam algo que lhes modifique a maneira de ser, recusam-se a perceber que os incomodados não são elas que mediante esforço espiritual já conseguiram libertar-se da agressividade; mas eles os atrasildos.
 
Pais de baixa estatura cobram o crescimento dos filhos através do comer muito: “Você não come! Veja sua altura! Teu irmão menor está te alcançando! Você é o menor da turma!”.
O sofrimento não é tanto da criança; mas dos que não aceitam sua estatura. Essas crianças podem assimilar complexos ou desenvolver obesidade.

Os garotos de traços mais finos; e mais sensíveis nas emoções têm as preferências sexuais questionadas desde cedo. O desenvolvimento da genitália passa a ser sondado ostensivamente ou de “rabo de olho”, alguns familiares até criam coragem e questionam o médico. “Doutor não será melhor fazer um exame de hormônios? Não sei não, estamos preocupados!” Não é preciso ter bola de cristal para imaginar as dificuldades futuras que aguardam uma criança que se desenvolve em ambientes de cobranças veladas.

         COMO DEIXAR DE SER O QUE NOS FIZERAM ACREDITAR QUE SOMOS?

         Maldita ou bendita EDUCAÇÃO...

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